terça-feira, 3 de novembro de 2009

Homens que lutam apara acabar com a violência contra mulher













Por Flávia Lima
Ainda nos dias de hoje, nos deparamos com casos de mulheres que sofrem agressões físicas por parte de seus maridos ou companheiros, que alterados e fora de si, chegam a agredi-las brutalmente independente do local que estiverem.
As mulheres por possuírem condições físicas menos favorecidas para reagir a um “ataque masculino” covardemente são machucadas podendo chegar até ao óbito dependendo da agressão que sofrer.
No Brasil, infelizmente, atos de agressão a mulher ainda fazem parte de uma realidade com altos índices. Diariamente aparecem casos de mulheres que foram cruelmente espancadas por seus parceiros, que chegam bêbados, drogados ou mesmo estressados, e descontam suas “raivasnas esposas impiedosamente.
O fim da violência contra as mulheres deve tornar-se um dever da sociedade para com todos os cidadãos, principalmente com as mulheres, assumindo dessa forma, um compromisso social,desenvolvendo uma igualdade de gênero na sociedade e adotando uma cultura homogênea sobre a causa da mulher, pois a mulher precisa ser valorizada no que faz, estando em seu ambiente de trabalho, doméstico ou mesmo cumprindo seu papel de mãe.Um grupo de homens no Canadá, após o acontecimento de um crime bárbaro contra mulheres que estudavam engenharia na cidade de Montreal, tomaram a iniciativa de montar uma campanha para dar um basta a violência contra a mulher e nunca fechar os olhos diante de uma situação como essa.Essa campanha denominada, Campanha do Laço Branco, teve repercussão em diversos países que também repudiam tal violência, países como os Estados Unidos, Alemanha, Austrália,também adotaram a campanha, se unindo em parceria com organizações de mulheres para o fortalecimento da causa.Em 1999 no Brasil, surgiram algumas iniciativas visando ampliar a conscientização e com o intuito de expandir a campanha, em 2001, ocorreu a oficialização.
A campanha promoveu a distribuição de laços brancos (este foi eleito o símbolo da campanha), debates, caminhadas, panfletos informativos e palestras de informação. Além disso, com a iniciativa da campanha foram colhidas assinaturas de participantes que lutam para colocar um fim nessa injustiça causada a mulher.
A igualdade de gênero precisa existir em todas as sociedades, uns precisam aceitar aos outros como são, independente de suas diferenças.Homens e mulheres possuem seu diferencial no que são, por isso, merecem respeito e valor, seja em seu lar ou ambiente de trabalho, todos precisam ser valorizados pela importância que possuem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário